StudioShantYoga

StudioShantYoga

sábado, 28 de maio de 2011

Diferentes estilos de Saudação ao Sol.



A Saudação ao Sol não é somente uma preparação para o resto da prática, mas um exercício completo em si mesmo.

O objetivo da Saudação ao Sol é sincronizar o movimento com a respiração para aguçar a mente. Isso produzirá um aquietamento das emoções e dos pensamentos. Ao mesmo tempo, fortalece o corpo, aumenta a saúde geral, estimula as glândulas adrenais e o timo, atrás do coração, produz uma sensação de leveza e felicidade e revela a própria força interior.



Existem diferentes estilos de Saudação ao Sol, mas todos com o mesmo propósito.
É importantí­ssimo levar-se em consideração o alinhamento do corpo em cada postura para evitar distensões. A supervisão das práticas por um professor competente é altamente recomendável.





Com a crescente popularidade das variações do hatha yoga em estilos que apresentam a prática de fluxos, a Saudação ao Sol (Surya Namaskara) tornou-se a prática central do Yoga ocidental. Embora os fluxos sejam compostos pelos vários movimentos clássicos e previsíveis da Saudação ao Sol tradicional, encontra-se uma enorme variação de uma tradição para outra.
Os fluxos no Hatha Yoga moderno executam o Surya Namaskara entre as diversas sequências que utilizam as demais posturas como Guerreiros, Triângulos, Parsvas Konasana etc. As escolas tradicionais não usam sequências além do tradicional Surya Namaskar que se compõem de uma série de 12 asanas.
Geralmente as posturas são praticadas como uma série em sequência e, dependendo do nível e constituição do aluno, a saudação ao sol poderá ser apresentada com longas paradas em cada pose ou utilizando ritmo e velocidade na transição das poses.


Há que lembrar que tanto na Saudação ao Sol como em outros ásanas (posições do yoga) é a posição que tem de se adaptar ao corpo de cada um e não o inverso. No caso da sequência do Surya Namaskara deve ser a sequência a adaptar-se a cada corpo, no momento em que a pratica, e não o corpo a forçar-se dentro da sequência. No Yoga tão importante como o que se faz é a consciência com que se faz.

 

Referências bibliográficas disponíveis em:
<http://www.yogabrasil.com.br/artigos/texto_fluxos.htm> acesso em 20/05/11.