Kriyas
Os exercícios de purificação (Kriyas) que seguem necessitam de acompanhamento, devendo o praticante procurar por um professor de yoga qualificado, para ajudá-lo na prática.
Os Kriyas baseiam-se nos cinco elementos purificadores: terra, água, fogo, ar e éter. O objetivo dos Kriyas é alcançar o equilíbrio ideal através da limpeza profunda do corpo físico e especificamente, do aparelho digestivo e respiratório. Os seis exercícios de purificação são:
1º - Dhauti - limpeza do estômago com gaze
2º - Basti - limpeza do reto
3º - Neti - limpeza das fossas nasais
a. Sutra Neti - com cordão (nariz e boca)
b. Jala Neti - com água (lota)
c. Dugdha Neti - ingerir leite pela narina (lota)
d. Ghrta Neti - ingerir Gee pela narina (lota)
4º - Nauli - movimento dos retos abdominais
5º - Trataka - purificação dos olhos
6º - Kapalabhati - purificação do sistema respiratório
As limpezas e purificações no Yoga, além do benefício da eliminação de toxinas (ama) do corpo, possuem um importante papel de tonificar os órgãos envolvidos e melhor prepará-los para reagir aos estímulos internos e externos, promovendo equilíbrio ou um estado de homeostase entre meio interno e externo.
Kuvalayananda (1963, pg. 56), menciona quatro grupos de Kriyas: naso-faríngeo, gástrico, intestinal e de cólon.
No momento estaremos abordando o grupo naso-faríngeo, em específico o Kapalabhati.
Os Kriyas para higiene naso-faríngea Têm por objetivo a desobstrução das vias respiratórias e, dentre outras técnicas, envolvem: Jala Neti, ou lavagem das vias nasais com água; Sutra Neti, ou fricção e massagem das vias nasais com um cordame embebido em cera de abelha ou, modernamente, com uma sonda de borracha; e Vata Krama Kapalabhati, ou simplesmente Kapalabhati, ou lavagem das vias respiratórias com ar, através de forte expiração com contração do abdômen e do períneo, ou Mula-Bandha, como num espirro; Jihva Bandha, ou contração da língua no palato, para tonificar a musculatura da faringe; Simha Mudra, ou símbolo do Leão, com a boca bem aberta, colocando a língua para fora buscando alcançar a parte inferior do queixo e com o olhar fixo na região entre as sobrancelhas, igualmente para tonificar a musculatura; e Brahma Mudra, as quatro fases de Brahma, girando suavemente a cabeça para a esquerda, direita, para trás e para frente.
Kapalabhati
Kapala significa crânio e bhati significa brilhante, portanto a tradução de kapalabhati é “crânio brilhante”. Apesar de ser um exercício respiratório, classifica-se entre os Kriyas por sua profunda atuação no cérebro, pulmões e sistema nervoso.
Efeitos: o kapalabhati limpa instantaneamente as vias respiratórias. Fortalece o sistema nervoso e tonifica o organismo, regulando o seu metabolismo. Proporciona excelente oxigenação cerebral, limpando e purificando os pulmões e revigorando os órgãos internos e a musculatura abdominal. Produz certo estado de euforia, aumenta a confiança em si próprio e a capacidade de controlar a mente. Desperta as faculdades sutis da percepção.
Observação: Os processos acima não foram detalhados porque só devem ser executados sob a supervisão de alguém que já tenha total domínio sobre os mesmos.
Referências Bibliográficas disponíveis em:
BASSOLI, Rosângela Maria. Yoga: um caminho para a luz interior. 3 ed. Campinas, SP: Editora Átomo, 2006. p.23,24
http://www.ayurvedayoga.com.br/documents/UNIFMU_IVAN%20ZACHARAUSKAS_Auto-Realiza%C3%A7%C3%A3o%20na%20cura%20da%20Depress%C3%A3o.pdf acesso em 12/03/11 às 18:15.
http://www.yoga.pro.br/artigos/332/3027/kriyas-as-purificacoes-organicas acesso em 12/03/11, às 19:28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário